top of page

Nossa história

Uma startup de 18 anos de idade! É assim que gostamos de pensar a história desta empresa, que está comemorando sua maioridade com uma verdadeira refundação. A Planta é a mesma... e ao mesmo tempo não é mais! Mas vamos começar pelo começo.

Em abril de 2004, foi fundada a Planta Sistematização de Informações. A empresa era, de fato, a pessoa jurídica de seu fundador, o urbanista Marcos Virgílio da Silva. O contexto era o processo conhecido por muitos profissionais como "pejotização": grandes escritórios encorajavam muitos de seus profissionais a se tornar prestadores de serviços terceirizados em lugar de funcionários "com carteira assinada". Como prestador de serviços, Virgílio atuou em serviços de grande porte e complexidade e para clientes de peso nos setores de energia, mineração, transporte, saneamento, além de apoiar planos e programas públicos de desenvolvimento local e urbano-regional. Os trabalhos incluíram desde estudos para licenciamento ambiental, responsabilidade social corporativa, até políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural.



Paralelamente à atuação no "mercado", Virgílio também desenvolveu uma consistente carreira acadêmica, tornando-se mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo e ingressando na carreira docente, onde chegou à posição atual de coordenador de pós-graduação (lato e stricto sensu). Essa experiência acadêmica acrescentou à carreira técnica habilidades de gestão de pessoas e projetos, e o conhecimento de processos e recursos para outras atividades que passaram aos poucos a integrar o rol de serviços oferecidos também pela PLANTA - tais como educação continuada e capacitação profissional complementar, editoria técnica, comunicação e difusão científica.



Se houve um momento em que as duas frentes de atuação concorreram, nos últimos anos essa concorrência foi pouco a pouco se transformando em uma criativa e inovadora colaboração entre mundos aparentemente tão diferentes. Cada vez mais, tornou-se claro que o negócio da Planta não era apenas a coleta e sistematização de informações para a prestação de serviços em consultoria socioambiental. Sem deixar de atuar neste segmento, a empresa passou a agregar cada vez mais serviços ligados à "gestão do conhecimento" - entendida como uma atuação abrangente em todas as etapas da produção desse conhecimento, desde a coleta de dados, tratamento e análise, tomada de decisão, até sua difusão ao público mais amplo. Colaborando com uma rede de profissionais multidisciplinar, essa gama de serviços tem sido possível graças à colaboração e parcerias, que acabaram se tornando parte constituinte importante da própria identidade da PLANTA: uma empresa que incentiva, promove e conta com essa colaboração como meio de alcançar nossa missão fundamental:

Fazer do conhecimento do território, sua cultura e identidade, uma ferramenta de transformação social, empoderando comunidades e contribuindo para o desenvolvimento inclusivo, democrático e sustentável.

Perceber essa mudança, essa ampliação de nosso rol de serviços, resultou neste novo momento e movimento, ao qual chamamos de "refundação". Chegamos aos 18 anos com novo nome: "sistematização de informações" não mais dava conta de descrever o que fazemos. Daí termos nos tornado agora a PLANTA ASSESSORIA E CONSULTORIA. Um nome que abriga melhor tudo o que fazemos: desde os nossos já tradicionais estudos socioeconômicos, avaliações ambientais e de patrimônio cultural, até nossa gama de serviços em "gestão do conhecimento". Não somos mais os mesmos, mas permanece a seriedade e dedicação que sempre caracterizou tudo o que fizemos.

Para quem conhece a Planta e já é nosso parceiro, temos agora um novo leque de possibilidades de colaboração. E para quem não conhece, fica o convite para conversarmos, e buscarmos possibilidades de parcerias em diversos âmbitos. Estamos crescendo, germinando, e nosso crescimento pode ser também em seu benefício - de seu negócio, de sua comunidade, de sua região.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page